Claros sinais de loucura, Karen Harrington

by - 23:52:00


Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa - a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

✖ ✖ 

Em “claros sinais de loucura” somos apresentados a uma menina incrível e que tem uma história triste e sombria envolvendo a sua mãe, um pai tentando afogar suas mágoas em garrafas de uísque e um irmão gêmeo morto. A história se desenrola quando a menina, Sarah Nelson, de onze anos (indo para os doze) resolve descobrir se ela herdou o gene da loucura de sua mãe. Viciada em séries criminais, no Atticus (personagem do livro O sol é para todos) e em palavras, ela nos mostra uma vida sem ajuda materna e deprimente, mas ainda assim, bela.

É isso o que eu sou. Uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas têm medo de voar.

Apesar de o livro ter um tema bem pesado, envolvendo problemas mentais e a morte de uma criança de 2 anos, a leitura foi leve e encantadora. Claros sinais de loucura é um livro cativante e de extrema delicadeza. A história é fantástica e envolvente do inicio ao fim! Sarah é uma protagonista que você sente a necessidade de guardar num potinho e no fundo do seu coração. Daquelas que até seria sua melhor amiga, o tipo de amiga que você daria o último biscoito do pacote. É incrível como uma menina tão angustiada pela vida consegue ser tão doce e madura, diante das dificuldades. Eu poderia ler esse livro umas centenas de vezes, eu sempre aprenderia algo diferente com ele!

É engraçado como eu não sabia que era só um monte de peças soltas até que alguém me abraçou forte.

Sou extremamente grata por ter acompanhado a história da Sarah, sua vontade de dar o primeiro beijo, a primeira menstruação, o seu crescimento, amadurecimento e o seu primeiro amor. Essa leitura foi como viver a infância novamente, de um modo muito diferente e sincero. Esse livro só me deu mais a certeza de que nada na vida é banal e tudo que acontece é por alguma razão, boa ou ruim, as coisas só se explicam depois. Fazia um bom tempo que eu não me identificava tanto com um personagem, agradeço a Sarah por ter invertido essa situação.

"Há pessoas esperando apenas para amar você, pessoas que Deus pôs ao longo do caminho da vida como placas de sinalização em uma autoestrada. Siga nessa direção, vire aqui, ame essa pessoa. Ajuda: 10km. A maioria de nós não lê as placas, Sarinha."

 Super recomendo, vale muito a pena a leitura!

You May Also Like

0 comentários

Antes de deixar um pouquinho do seu amor por aqui, você precisa saber de algumas coisinhas.
✖ Por favor, leia a postagem antes de comentar.
✖ Não use uma caixinha que deve conter muito amor para se divulgar, use nossa página de Divulgue-se para isso.
✖ Xingue o quanto quiser, desde que isso não ofenda ninguém.
✖ Aceito criticas construtivas, desde que sejam realmente construtivas.